O cartão com o próprio nome
Em uma pesquisa realizada com usuários do banco Yours, justificativas como “Para ter liberdade financeira”, “Para ter segurança com meu dinheiro”, “porque achei legal”, “Para contar para os outros” e “para ter cartão com meu nome”, foram utilizadas pelos adolescentes para descrever o motivo pelo qual baixaram o aplicativo do banco para menores.
Para muitos, possuir um cartão com o próprio nome é motivo de orgulho e status, ter algo tão adulto passa a sensação de possuir o controle da própria renda e é o que muitos desejam, até mesmo mais do que aprender a utilizar o próprio dinheiro.
O cartão bancário, seja de crédito ou débito, por muito tempo foi visto como um símbolo de riqueza, filmes dos anos 2000 já retratavam pessoas com alto poder aquisitivo fazendo compras com seus cartões ilimitados. Apesar de não possuírem mais essa fama tão consolidada no imaginário coletivo, para o público jovem possuir um cartão no próprio nome é sinal de amadurecimento, assim como também, liberdade.
Segundo Felipe Diesel, CEO da Yours Bank, apesar de muitos adolescentes baixarem o aplicativo do banco, a maioria não se interessa diretamente pela educação financeira, mas sim pela independência e “aprender a ficar rico”.
Entretanto, muito do conteúdo que é apresentado nas redes sociais dos bancos para jovens, são voltados para questões de organização financeira, tais como controlar melhor o dinheiro para obter o melhor proveito dele e evitar descontroles.
Felipe Diesel, criador e CEO da Yours Bank