Conhecidos como geração Z e Alfa, os jovens de 12 a 17 anos estão cada vez mais presentes e envoltos em questões financeiras. Cerca de 78% dos adolescentes menores de 18 anos possuem uma fonte de renda, sendo essa proveniente de trabalho, mesada e até mesmo o uso de aplicativos que transformam visibilidade em dinheiro. Através do número crescente de jovens interessados em cuidar da própria renda, ou não depender da permissão dos pais para utilizar seu dinheiro, surgiram os bancos “jovens”, voltados para dar suporte a menores de idade em busca de liberdade financeira.
Bancos como o Yours, Z1e Inter, que fornecem serviço para adolescentes, buscam despertar o interesse desse público através de conteúdo educativo sobre finanças de maneira descontraída, utilizando novidades do momento, como jogos, filmes, séries e memes. Não é de se estranhar, ao entrar nas redes sociais desses aplicativos, encontrar posts com o perfil financeiro de personagens de uma série famosa, dicas relacionadas a estágio, vestibular, como guardar dinheiro para comprar skins em jogos online e tudo que um adolescente poderia procurar a respeito de educação financeira.
Segundo Vinicius Brum, Costumer Experience do Yours Bank, os bancos tradicionais atualmente refletem um cenário desconexo com a realidade dos adolescentes, são burocráticos e não possuem “a cara do jovem”, não tem tanta conexão com esse público e não buscam os incluir em sua base de clientes, já os bancos digitais [voltados para jovens] são uma ótima solução, já que são mais modernos e se adaptam aos usuários, sendo assim mais atraentes.
Hoje existem cerca de 13 bancos exclusivamente jovens apenas no Brasil
Não deixe de conferir o vídeo de Brum na Galeria!